Email do pastor Clayton Ferreira

clayferr@hotmail.com

terça-feira, 23 de março de 2010

QUEM VOCÊ TEM NA VIDA?

Não importa o que você tem na vida, mas quem você tem na vida.
Preste atenção nessa imagens, recebi de uma amiga muito especial, e decide compartilhar pois estou passando por momentos dificieis que o inimigo da minha alma tem colocado duvidas em relação o que é UNIDADE – CUIDADO – COMPAIXÃO – AMOR – DOAR.
Aqui sua companheira foi machucada e a condição é fatal Ela foi pega por um carro enquanto voava baixo em uma rua
Aqui ele traz comida para ela e a atende com amor e compaixão.

E trouxe comida novamente mas ficou chocado ao encontrá-la morta. Tentou move-la ... um esforço raramente visto entre andorinhas!!
Mas percebe que sua querida está morta e que nunca mais voltara para ele... ele chora tristemente a perda de seu adorado amor...
Permaneceu ao lado dela tristemente em sua morte...


Finalmente consciente de que ela não retornaria jamais... Permaneceu ao lado de seu corpo com tristeza .

Milhões de pessoas choraram depois de ver estas fotos .

E muitas pessoas pensam que os animais não tem cérebro ou sentimentos!!
A HUMILDADE É O MAIOR DEGRAU DA SABEDORIA. QUEM LÊ, VÊ A VIDA COM OUTROS OLHOS.
TRATE OS DEFEITOS DOS OUTROS COM A MESMA
CONSIDERAÇÃO QUE LIDA COM OS SEUS.
O MELHOR AMIGO É AQUELE QUE NOS FAZ SER MELHOR DO QUE JÁ SOMOS.
A VERDADEIRA AMIZADE É AQUELA QUE O VENTO NÃO LEVA
E A DISTÂNCIA NÃO SEPARA...
by Calebe De Luca Bueno – www.chacomcafe.blogspot.com

segunda-feira, 22 de março de 2010

UM “BURACO” DIFERENTE...

Eu acordei e abri os olhos. Nada de diferente, pois todos os dias eu acordo e abro os olhos. No entanto, fiquei uns minutos a mais na cama. Foi então que percebi que tudo era diferente.
A casa é a mesma, a cama igualmente, aquecida pelo mesmo cobertor de longos anos, o quarto com a mesma pintura e a parede estava na mesma distância de todos os dias. Aparentemente tudo era igual, mas não! Dei-me conta de que nunca foi a mesma coisa: eu nunca vivi na minha vida duas vezes o mesmo dia!!!
Comecei a perceber como a gente se engana, quando pensamos que nada muda e que as coisas são sempre as mesmas! Não! Hoje o dia é diferente de ontem e certamente amanhã será um dia diferente de hoje! Mas por quê? O que isso significa se aparentemente tudo é igual?
É como andar de bicicleta. Você pode todos os dias sair de sua casa e ir para o trabalho andando de bicicleta, ou então de ônibus. Aparentemente as ruas são as mesmas, os cartazes são os mesmos, parece que tudo é igual, mas... Não! Há muitas coisas que são diferentes.
Veja! Hoje você se deparou com um buraco que não havia ontem, e por causa disso não teve tempo suficiente para desviar do buraco e você passou por cima com a bicicleta e “quase caiu”! Amanhã você vai lembrar que neste lugar tem um buraco e você precisa tomar mais cuidado!
O ônibus atravessou a rua com o farol no vermelho e quase atropelou aquela mulher! Certamente essa mesma mulher vai tomar cuidado da próxima vez que for atravessar esta rua!
Aparentemente todas as coisas são iguais! Não! Nós inúmeras vezes nos enganamos ao pensar assim, pois na verdade, tudo é diferente! As pessoas que circulam pelas ruas, os carros, os ônibus, os caminhões, as bicicletas, os cartazes, até mesmo o ar que respiramos.
Por que os dias não são iguais? Um dia chove, no outro faz sol. Num determinado dia eu tenho que colocar um casaco por causa do frio, em outro o calor é tanto que gostaria de ir trabalhar de bermuda e camiseta!
Há dias que meu chefe chega agressivo ao serviço só porque o seu time perdeu, no outro feliz da vida porque o filho passou de ano. É... os dias nunca são iguais, mas sempre há diferenças e algumas vezes diferenças gritantes.
No livro de Salmos 90.12 o salmista assim diz: “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.”
O que o salmista quis dizer com este texto? Tenho que contar quantos dias eu tenho vivido ou quantos dias ainda vou viver? Não. Na verdade o salmista quer que levemos em consideração que a cada dia temos um “buraco” diferente no nosso caminhar.
Aprendemos a viver com segurança quando levamos em conta as diferenças que vão ocorrendo ao longo da nossa vida. Essas diferenças são as provas que Deus permite termos para amadurecermos e diferenciarmos aquilo que tem valor e de coisas que são passageiras e insignificantes.
O que Deus quer é que percebamos as coisas valiosas recebidas de suas Mãos cada dia: a vida, o amor, a consideração, o significado de sermos seus filhos, o conhecimento de sua Palavra, a nossa família, os nossos filhos, nossa esposa ou esposo, nosso emprego, nossos amigos e vizinhos, nossa saúde e porque não dizer, a nossa própria vida.
Considerarmos que os dias de sol é para aquecer a terra e fazê-la produzir o alimento que nos sustenta. As chuvas que caem para amolecer a terra e alimentar as sementes. Os pássaros que cantam para tornar nossa vida mais bela.
Deus está nos ensinando que o “buraco” de hoje devemos desviar amanhã e continuar caminhando seguros como se nunca tivesse havido buraco algum na nossa vida. São as diferenças de cada dia que nos levam a meditar e a alcançar um coração sábio.
A vida, o dia a dia, é  a nossa escola divina da sabedoria!
Seja sábio! Viva cada dia! 
Durvil Ferro Rocha

Igreja do Nazareno de Indaiatuba - SP 
 

quarta-feira, 17 de março de 2010

Porque orar é tão difícil para os Cristãos?


Proposição: A Oração é a arma que nós temos para levarmos Deus a agir e  trabalhar em nossas vidas.
Tema: Porque orar é tão difícil para os Cristãos?
Texto: Mateus 6:9-13
Antítese:
                                                                   
·         Falar da oração, é falar de algo que é simples e bom, tenho dito que passar tempo com Deus é algo maravilhoso, é tão bom que às vezes passamos horas orando, quando já temos intimidade com Deus.
·         É bom orar e a igreja deve orar,

T
ese: Nos dias de hoje em que as pessoas estão em busca de respostas para as suas vidas, devemos cada vez fazer uso dela, mas sabemos que para alguns é difícil orar.

            Deixem-me falar-vos porque é difícil para os cristãos orar.

·         Alguns cristãos não oram porque tem um amor morno pelo Senhor!

·         Não quero dizer que seu amor é frio em relação ao Senhor mas que é fraco.

·         Ao se dirigir à igreja de Éfeso em Ap2, Ele primeiro os elogia por tudo o que fizeram. Ele reconhece que trabalharam arduamente na fé detestaram o pecado e as concessões, recusaram aceitar falsas doutrinas, jamais esmoreceram ou desistiram quando foram perseguidos, sempre defenderam o evangelho.

·         Mas Cristo diz ter algo contra eles. Abandonaram o seu fervor e claro amor por ele! Tenho porém contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Ap2:4    

·         Jesus está falando aqui de que começaram com um amor fulgurante por ele. Ele não está se dirigindo aos cristãos mortos, frios formais, que nunca o amaram. Pelo contrário, está dizendo: É possível que uma pessoa que já teve um coração amoroso por mim permita que o seu zelo se torne morno.

·         Todas as nossas armas são em vão, a menos que voltemos ao nosso amor por Jesus. Temos que estar conscientes que amar a Jesus não é realizar coisas, mas envolve disciplina diária num relacionamento. E isto vai custar algo de mim, de nós todos.

·         Alguns cristãos não oram porque inverteram as suas prioridades!

·         Muitos cristãos oram quando se tem tempo. Porém a cada semana, buscar a Cristo se torna menos importante para eles do que o lavar carro, limpar a casa, visitar os amigos comer fora, fazer compras e assistir os jogos. Simplesmente não estão a tirar tempo para oração.

·         Deus deseja o nosso tempo de qualidade – o tempo sem pressa ou correria. E devemos fazer deste uma prioridade!

·         ESCUTA Nenhum cristão vai separar tempo para oração a menos que ele se torne a sua primeira prioridade na sua vida, acima de tudo, da família, da carreira, do lazer de tudo.

·         Alguns Cristãos não oram porque aprenderam a viver sem Oração!

·         Muitos cristãos acham que a única coisa que se requer deles é irem à igreja, adorar, ouvir a palavra e resistiram ao pecado, mas Deus não se agrada disto.

·          Eu preocupo-me com aqueles que aprenderam a viver confortavelmente sem a vida diária de oração.

·         Cristãos sem oração são ocos na fé, alvos fáceis para os falsos mestres, rápidamente desviáveis do evangelho.

·         Tais cristãos estão sempre aprendendo mas nunca alcançando maturidade.

·         Alguns cristãos não oram porque não crêem que Deus ouve as suas orações.

·          Com o tempo, muitos crentes se tornam desencorajados devido às orações não respondidas. E desistem. Pensam: Talvez eu tenha falta de fé. Dizem que a oração não funciona. Então porque orar?

·           Tiago escreve que Deus não responde às orações daqueles que pedem coisas para simplesmente satisfazerem a si próprios: Pedis e não recebereis, porque pedis mal, para esbanjares em vossos prazeres.Tiag4:3. Em outras palavras você não está pedindo a vontade de Deus, você não está pronto para submeter – se a Deus.

·         O texto de hoje nos ensina que Deus tem prazer em nos ouvir, e até nos ensina uma oração.

A questão que eu tenho para vocês é:

Pergunta Relevante: Como pode a oração se tornar um conforto em sua vida?

 Síntese: Quero compartilhar 5 coisas que pode te levar a ter um tempo de conforto com Deus.
1.   Você precisa conhecer este Deus.
·         A oração não pode ser algo bom na minha vida, se não conheço a Deus.
·         Quando você conhece a Deus aprende a depender mais dele, você tem prazer em começar o dia debaixo da sua mão, tudo o que acontece você fala com ele, pedindo a direcção porque você sabe que ele é o mesmo ontem hoje e eternamente.
·         Você lê a bíblia com prazer, a palavra se torna algo de consolo e de inspiração para a sua vida. Chegar à igreja não torna um fardo mas sim uma bênção.
·         O que Paulo diz em filip4:11-13, “Não estou dizendo isso por me sentir abandonado, pois aprendi a estar satisfeito com o que tenho. 12Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco. 13Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação.”
·         Este texto nos mostra a vida de alguém que conhece a Deus, só uma pessoa que conheça a Deus tem esta confiança.
·         Conhecer a Deus não é falar bonito, porque o poder não está no que falar, mas sim em quem ouve as nossas orações.
2.   Você precisa ter fé.
·         A única maneira para você ter fé é através da palavra de Deus a Bíblia diz que a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus.
·         Se você quer ser uma pessoa de fé leia a palavra todos os dias e ouça a palavra.
·         A tua fé leva Deus a se manifestar em sua vida.
·         Muitos não estão a receber nada porque a fé se encontra no sinal vermelho é preciso estar no sinal verde.
·         Você precisa acreditar que quando você ora a sua oração já chegou diante de Deus. Creia nisso
·         Precisamos é de crer.
·         Eu creio que a minha vida vai melhorar, eu creio que a minha luta vai passar, eu creio que o melhor de Deus ainda está por vir. Eu creio.     
3.   Você precisa obedecer a Deus.
·         Obedecer a Deus é ter uma vida de santidade.
·         O que Deus pede dos seus filhos é a obediência assim como vós pais requerem dos vossos filhos. Eu não sou pai mas sei que um filho que agrada ao pai, este fará de tudo para dar alegria a este filho,
·         Deus também é assim ele agrada da nossa obediência.
·         A promessa de Deus para os obedientes.
·         João 15:7.Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem.         
4.   Você precisa ser persistente.
·         Existem momentos em sua vida que você deve ser persistente com Deus.
·         Eu sei que Deus escuta e vê tudo mas, o próprio senhor Jesus mostrou isso na sua palavra: Mat.26:44 Jesus tornou a sair de perto deles e orou pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras. Elias orou sete vezes a Deus em 2 Reis 18:42 e 43.
·         Igreja existem momentos em que uma vez, não resolve mas sim orar sempre mais do que uma vez.
·         Tem alvos?, tem sonhos? Coloca-os diante de Deus, não desista.
·         Para que a oração se torne um conforto em sua vida?
·         1. Tenho que conhecer a Deus, 2 tenho que ter fé.3 tenho que obedecer a Deus.4 tenho que ser persistente
5.   Você precisa agradecer a Deus.
·         Jesus orava e dava graças a Deus, somos poucos de dar graças.
·         Muitas vezes pedimos em oração, e as nossas orações são respondidas e não chegamos para agradecer e não somos capazes de escrever esta vitória para testemunhar com a igreja.
·         Precisamos dar graças a Deus por tudo.
·         A Oração muda a vida, oração muda a história, oração traz milagres, oração traz libertação. Oração traz poder à igreja. Oração trás consolo, oração traz alegria. POR ISSO NÃO VOU PARAR DE ORAR.
·         Hoje mais do que nunca precisamos orar mais.

sexta-feira, 12 de março de 2010

1. INFULÊNCIA MISSIONÁRIAS



As ilhas de cabo verde consoantes dados históricos, teriam sido descobertos pelos portugueses no ano de 1460.O povoamento delas começou em 1462 com a chegada dos colonos vindos de Portugal e os escravos raptados no continente africano, acompanhados de vários padres católicos. Assim, durante séculos, a igreja católica foi o dono de cabo verde.
Durante séculos o povo caboverdiano foi vítima de abusos e violências até quando chegou a Igreja do nazareno, instituição evangélica e santa, dirigida por um jovem Caboverdiano Rev. João José Dias. 
Uma luz intensa brilhou nas trevas da religiosidade das ilhas e nova era começou para a felicidade do povo Cabo-verdiano.
Anos depois chegarem às ilhas outros missionários dos Estados Unidos que iriam colaborar com  o Rev. Dias.
Depois outros missionários chegaram às Ilhas crioulas. Iniciaram novo processo de evangelização. Analisando retrospectivamente sem legislação direi que o ministério exercido pelos missionários estrangeiros foi muito positivo. É bem evidente que Cabo Verde muito deve aos missionários estrangeiros pela obra realizada. Pessoalmente me considero devedor ao investimento que alguns missionários, nem todos imprimiram em mim. Os missionários revelaram ser gente de visão. Realizaram muita coisa:
·         Escolas Bíblicas e Seminário, os missionários sempre tiveram a preocupação da preparação académica do pastor. Na Brava o Rev. Everette iniciou uma escola Biblica; Em São Vicenteo Ver. Mosteller fundou uma escola Biblica que depois deu origem ao Seminário Nazareno dirigido pelo Ver, Eastwood.

·         Patrimónios-Em ampla visão desenvolveram o distrito na aquisição de vários edifícios em quase todas as ilhas e construindo magníficas igrejas e templos. Propriedades rurais foram adquiridas no vale de S. Francisco e nos Picos, interior de Santiago.

·         Aquisição de 2 barcos, Boas Novas e Novas de Alegria, embarcações que serviram excelentemente ao povo de Cabo Verde.

·         Editora Nazarena- Ao tempo a única imprensa moderna operando em “off set”, cuja credibilidade em CV e além fronteiras servindo Portugal. Moçambique, Guiné e Brasil. Do púlpito recebi vários ensinamentos: A postura, O comportamento, a delicadeza, a indumentária sóbria e decente influenciaram. A oratória deles era repleta de exemplos vividos e factos experimentados.

Sempre o idioma português foi usado por todos os pregadores. Assim por imposição da Sede Internacional, todos os missionários teriam de ir a Portugal estudar a língua portuguesa. Quase todos eles falavam em bom português.
Consequentemente:
a)    Os missionários estrangeiros exerceram um ministério positivo e frutífero.
b)    A contribuição missionária foi válida e evidente.
c)    A chegada dos missionários à Ilhas crioulas foi uma realidade compensadora.
d)    A adaptabilidade apesar do encontro das três culturas, inglesa, Americana e caboverdiana, foi excelente.
DEVEDOR – Eu sou devedor a alguns missionários que em situações pontuais colaboraram comigo a quando superintendente. Como líder do distrito possuía grandes projectos cuja objectividade era melhorar o nível salarial dos pastores.
1)    Quando pretendi construir no Quintalão da igreja um edifício cuja rentabilidade financeira iria melhorar o salário miserável dos pastores, os meus colegas inviabilizaram o projecto. Vinte anos depois, felizmente o prédio foi construído.

2)    Quando pretendi construir um lar para gente da faixa etária de terceira idade, um terreno, projecto e alguma verba, os meus companheiros de jornada indeferiram as minhas propostas e sugestões. O processo económico do distrito ficou a marcar passos…
Rev: Gilberto Évora

terça-feira, 9 de março de 2010

Há pessoas na minha igreja que me enlouquecem. Tenho mesmo de ir à igreja e ter comunhão com elas?


Na verdade fomos criados para conviver uns com os outros e Deus quer conviver connosco. Contudo, não é fácil conviver. Vejamos o nosso mundo: há conflitos por todo o lado. E muitas vezes estes conflitos acontecem dentro da igreja, de tal forma que algumas pessoas nos enlouquecem. Não és o único. Esta é uma daquelas boas perguntas com as quis temos de lutar.
Enquanto lido com pessoas que me enlouquecem, penso sobre o facto de Deus nos ter criado a todos segundo à Sua imagem (Génesis 1:26). Portanto, todas as pessoas, independentemente da sua aparência, a sua perspectiva, a sua atitude, o seu comportamento, o seu temperamento ou seja lá o que for, foram criadas por Deus. Ele ou ela é amado por Deus e de tal forma que Ele se dispôs a morrer por eles. Tenho de ter isto sempre em mente de forma a poder lidar com as pessoas da minha igreja que me enlouquecem.
O mandamento é para amarmos o mundo inteiro; contudo, isto não quer dizer que o mundo inteiro tem de ser o nosso melhor amigo. Significa que temos de fazer o nosso melhor para viver “em paz” com aqueles que estão na igreja.
Veja o capítulo 4 de Efésios. Neste capítulo Paulo sugere-nos algumas boas ideias sobre como lidar com pessoas na igreja. Já houve alturas em que tive de regressar a este capítulo e ora-lo para a minha vida vez após vez. O versículo 2 fala precisamente sobre o nosso relacionamento com os outros. Cheguei a seguinte conclusão: eu sabia que era trabalhoso estar com pessoas que não são cristãs (sabem, aquele conceito que pecadores fazem coisas pecaminosas). Portanto sei que é difícil e que é preciso muita paciência e muito amor para se estar com pessoas que não frequentam a igreja. Mas, e as pessoas da igreja, eu tinha a impressão que era muito mais fácil estar com elas.
Contudo, no versículo 3 fui confrontado com as palavras de Paulo sobre o assunto: ”procurando guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz.” Ele disse que seria necessário algum esforço, algum trabalho e ainda assim não seria nada fácil relacionar-se com outras pessoas.
Algumas vezes é muito mais difícil estar com as pessoas que amamos, simplesmente porque as conhecemos muito bem. Conhecemos as suas fraquezas, sabemos quem são, e a verdade é que todos temos na nossa vida algumas coisas que normalmente irritam os outros.
Na minha família há pessoas que me enlouquecem, mas ainda assim continuam sendo a minha família. A Igreja é o corpo de Cristo, a “família de Deus.” Temos de fazer tudo quanto nos for possível para viver em paz com todos.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Deus pode salvar a Igreja do Nazareno?


Proposição: O que a Igreja do Nazareno diz e acredita é a base para termos uma vida plena com Deus. Nossas acções e palavras devem estar ligadas a esta base.
Tema: Deus pode salvar a Igreja do Nazareno?
Texto: Jeremias 7:1-14

Antítese: No nosso manual de artigo XI dos Artigos de Fé, Secção 15, está claramente escrito sobre o que os Nazarenos acreditam que a igreja deveria ser.
·        Os Nazarenos acreditam que a comunidade que confessa a Jesus Cristo como o Senhor, tornam o povo da aliança de Deus feito novo em Cristo…

·        Os Nazarenos acreditam que Deus chama a Igreja para expressar sua vida na unidade e companheirismo do Espírito… " 

·        Os Nazarenos acreditam que a missão da Igreja no mundo é continuar a obra redentora de Cristo no poder do Espírito, através de viver santo, evangelismo e serviço. 

·        Os Nazarenos acreditam que a Igreja é uma realidade histórica que se organiza em formas culturalmente condicionadas… " 

·        Os Nazarenos acreditam que a Igreja demonstra "… obediência para Cristo e responsabilidade mútua." 

·        Neste texto Deus chamou Jeremias para que ficasse na entrada do templo de Jerusalém e pregasse a sua mensagem. O povo tinha que melhorar as suas vidas se quisessem continuar vivos.

Tese: Como nazarenos nós devemos estar dispostos para olharmos criticamente para o estado da igreja hoje.
Perguntas para os Cristão Nazarenos:  
·        Deus nos chamou para uma grande obra, estamos a ser fiel ao chamado de Deus? Em Lucas 4: 14-19, este texto me chama atenção porque diz assim v16, ”…onde havia sido criado…. “ Agora igreja se eu estou aqui hoje, é aqui que devo ser fiel ao chamado de Deus.

·        Estamos a buscar unidade entre raças, sabendo que em Santa Maria, temos pessoas de cores diferentes, países e raças diferentes? Estamos a buscar unidade sabendo que à nossa volta temos pessoas: sem educação, sem teto e divorciados? 

·        Como é que estamos a alcançar aqueles que não são como nós?

·        A nossa adoração tem algo de cultural em nós?

·        Como é que vai a nossa igreja em relação à oração e à palavra de Deus?

·        Estamos a ser uma igreja com bom testemunho?

·        Estamos a ser uma igreja da comunidade? Esta igreja tem feito alguma coisa de valor nesta comunidade?
Pergunta Relevante: Como nós podemos evitar a nossa denominação do julgamento de Deus e Como convidamos as bênçãos de Deus?
Síntese:  
·        Deus levantou a igreja do nazareno, mas ela nunca deve esquecer dos propósitos para os quais ela foi formada.

1.     Não diga; este é o templo, este é o templo, este é o templo. Rituais, doutrinas, dogmas, liturgias e credos são insuficientes para construir credibilidade.v4

2.     As promessas de Deus para a comunidade de igreja, sempre depende de uma condição. “ Se não “v5-7 este “se não “indica o bem estar de Deus.
 
3.     A igreja tem uma função ou papel social no mundo. Nós não podemos estar calados frente às injustiças, o nosso manual dá-nos o direito de abordar sobre a política social.

·        A igreja deve fazer o seu papel na comunidade.
 
·        O que a Igreja do Nazareno diz e acredita é a base para termos uma vida plena com Deus. Nossas acções e palavras devem estar ligadas a esta base.